Notícia - CSI sustentável: diversas ações refletem cuidado com a Casa Comum

Foto

02/06/2021

O Colégio Santo Inácio trabalha todos os dias para que o Dia Mundial do Meio Ambiente – instituído em pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1974 para sensibilizar e encorajar ações em prol da proteção do Meio Ambiente – seja motivo de comemoração. Neste 05 de junho não será diferente. Ciente de que a preservação dos recursos naturais é responsabilidade de todos, já que o planeta é nossa Casa Comum, o Colégio vem ampliando suas iniciativas na área de sustentabilidade.

 

“Esta é uma necessidade real em todo o mundo e, embora pareça algo distante e inalcançável, pode se tornar realidade no dia a dia, com pequenas ações que fazem a diferença não só no meio ambiente, mas na vida das pessoas. Aqui no CSI, estamos promovendo ações e atividades para, gradualmente, conscientizar nossa comunidade de alunos, familiares e colaboradores. O objetivo é que todos sejam agentes multiplicadores e possam levar para outras esferas esse conhecimento”, destaca Jorge Alberto Torreão Dáu, diretor administrativo-financeiro.


Entre essas iniciativas está a reutilização de água da chuva em sanitários, lavagem de piso e rega de plantas. No prédio do CESI, foram instaladas cinco caixas d’água, que comportam até 15 mil litros de água para reuso. O teto verde que cobre a quadra São Francisco Xavier é outro esforço neste sentido. A vegetação que ocupa uma área de 240 m² ajuda a reduzir a temperatura, tornando o ambiente mais agradável para alunos, professores e visitantes. As piscinas do CESI e os chuveiros da residência dos jesuítas têm a água aquecida através de um sistema de energia solar, fonte energética limpa e renovável. 


A redução no uso de papel também foi uma meta do colégio. Só em 2019, foram utilizadas 500 mil folhas por mês. Aos poucos, foram implementadas ações para diminuir este volume, como a emissão de boletos digitais no lugar dos tradicionais boletos impressos e o fortalecimento do uso do e-mail como canal de comunicação com as famílias.


Em 2018, os copos descartáveis foram banidos do CSI, que distribuiu aos colaboradores copos reutilizáveis. A ação evitou que 25 mil copos descartáveis fossem parar nas lixeiras mensalmente – o equivalente a 100 quilos de lixo por mês!  


Desde dezembro de 2017, o Colégio faz parte de um projeto ambiental e socialmente sustentável que coleta de óleo de cozinha. É a Campanha Rio Se Move, criada pela Arquidiocese do Rio, que promove a coleta de todo o óleo utilizado nas cozinhas do colégio. O material é vendido para indústrias de sabão e biodiesel, que reutilizam o material. Desde o início do projeto, foram recolhidos mais de 500 litros de óleo. 


O CSI também conta com coleta seletiva de papel e papelão, através de parceria com o programa Light Recicla. Por mês, é recolhida uma média de 650 quilos de resíduos. Todo o material é encaminhado para reciclagem, e o colégio recebe um bônus na conta de luz, que é direcionado ao Centro Pedagógico Agostinho Castejón (Cepac), unidade pré-escolar da Rede Jesuíta de Educação na comunidade Santa Marta. 


Em sala de aula, o tema sustentabilidade é uma constante. O laboratório de geociências recebe alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano e 2º ano do Ensino Médio. Ali são estudados assuntos como reciclagem e diversidade do solo, através de aulas práticas. Inaugurada em 2019, a Estação Ambiental do Colégio Santo Inácio é uma verdadeira sala de aula a céu aberto. São 5 mil m² de Mata Atlântica dentro do terreno da escola. Lá ocorrem as aulas de Sustentabilidade do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, reforçando a interação dos alunos com o meio ambiente, muito importante para a compreensão do verdadeiro sentido da preservação. A estação conta com estufa, mudário, minhocário, cactário, ponto para observação de fungos e cultivo de espécies nativas que serão reinseridas no meio ambiente. Todas as intervenções no local foram realizadas seguindo as normas de sustentabilidade. “Precisamos abrir a cabeça dos nossos alunos e da comunidade para o fato de que é preciso agir agora. A sustentabilidade não é algo para o futuro, mas uma atitude que precisa começar já. E que ela não está restrita ao viés ecológico, mas perpassa também as questões econômicas e sociais, por exemplo. Precisamos intervir no ambiente não apenas para economizar recursos naturais, mas para garantir uma vida melhor a todos”, ressalta Erica Ferreira, professora da Oficina de Sustentabilidade, disciplina oferecida há 3 anos aos alunos do 9EF e Ensino Médio dentro do projeto das Oficinas Eletiva, numa abordagem ecológica e científica. O objetivo é o desenvolvimento da autonomia do aluno na escolha das disciplinas oferecidas, além do desenvolvimento de novas competências nas diversas áreas do conhecimento.