Notícia - Encontros Dialogais é espaço para troca e reflexão entre estudantes do Ensino Médio

Foto

01/09/2020

Diante da pandemia de Covid-19 e o início das aulas remotas, o Colégio Santo Inácio percebeu a necessidade de dar um espaço maior de fala e escuta aos estudantes. Para isso, trouxe para a grade curricular do Ensino Médio um novo projeto: Encontros Dialogais. 

 

Desde julho, uma vez por semana, os alunos desse segmento são estimulados por referências como poesias, músicas ou mesmo citações, e são convidados a abrir suas câmeras e microfones para um momento de acolhida, reencontro como turma e reflexão.

 

"Um dos encontros que gerou mais envolvimento e mobilização foi o que começou com uma música de autoria de um antigo aluno nosso, formado em 2019, que a gravou especialmente para os estudantes", conta a educadora Luciana Aché, orientadora profissional e uma das mediadoras do projeto, que divide os momentos com a equipe do Serviço de Orientação Educacional e de Formação Cristã.

 

O projeto foi pensado para, durante o período de isolamento social, atender questões socioemocionais dos alunos, fortalecendo a formação integral mesmo num cenário aparentemente adverso. A proposta dos Encontros Dialogais é trabalhar temas a partir da realidade vivenciada pelos alunos neste período. Desde o início do projeto, já foram trabalhados temas como acolhida e gratidão, controle e aceitação, ressignificação, liderança e autonomia. Um dos fios condutores das conversas é a fé.