Notícia - Novo Ensino Médio é apresentado a pais e responsáveis do CSI

Foto

08/10/2021

Nesta quarta-feira (06/10), os pais do 9º ano do Ensino Fundamental conheceram o modelo de Novo Ensino Médio que será implantado gradualmente a partir do ano que vem, começando pela 1ª série. A mudança, que decorre da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio nas escolas de todo o país, foca no desenvolvimento de competências e habilidades e integra as disciplinas em áreas do conhecimento. Entre as novidades do Novo Ensino Médio está a oferta de itinerários formativos e a possibilidade de outros formatos para a atividade discente, como oficinas e cursos eletivos.

 

Na chamada Formação Geral Básica, o Colégio continuará oferecendo todas as 13 disciplinas conhecidas durante os três anos do Ensino Médio, sem dispensar conteúdo nem as oferecer de forma condensada em um único ano letivo – à exceção de Língua Portuguesa e Matemática, a Lei nº13.415/2017, que institui o chamado Novo Ensino Médio, permite que todo o currículo do Ensino Médio de uma disciplina seja trabalhado em apenas um ou dois anos.

 

A fim de garantir a continuidade da sólida base acadêmica que caracteriza o CSI, o Colégio adotará em 2022 dois itinerários formativos – Linguagens e Ciências Sociais e Matemática e Ciências da Natureza – para ampliação e aprofundamento das aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento.

 

A fim de oferecer atividades adequadas à realidade dessa geração, foi feita uma pesquisa sobre quais temas os estudantes gostariam de aprender e pôr em prática. Como resultado, entre as novas disciplinas previstas nos itinerários há Empreendedorismo Social, Direito e Cidadania e Mecatrônica, além de oficinas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), Ambiente Digital, Matrizes Energéticas, Sustentabilidade, Discurso e Arte Urbana Contemporânea. O modelo aproveita a experiência adquirida nos últimos anos em projetos bem-sucedidos do CSI, como as oficinas oferecidas do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio.

 

Já na grade de eletivas, dependendo da formação escolhida, os alunos poderão se aprofundar em áreas como Cinema, Design Gráfico, Escrita Criativa, Marketing Esportivo, Animação para Games, Astronomia, Robótica, Alimentação Sustentável e Química da Beleza.

 

A carga horária total do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio continuará sendo de 4960 horas, 65% a mais do mínimo previsto pela nova Lei.

 

“Manteremos uma formação básica sólida, voltada para uma posterior formação acadêmica universitária, agregando a isso novas possibilidades de aplicação prática dos saberes, sempre de forma conectada ao mundo atual e seus desafios”, explicou a diretora acadêmica do CSI, Rita Mury.